Espaço Aberto

quadradoSIM_s

 

VISÃO | A iniciativa ESPAÇO ABERTO foi impulsionada pela visão da comunidade escolar  – crianças, professores titulares e das AECs, pessoal não docente e operacionais, encarregados de educação, entidades e comunidade local de S. Luís – reunida no mesmo espaço e tempo a comunicar abertamente sobre a Escola Primária, com vontade de exprimir as suas opiniões e de ouvir as de outrém e com a convicção que, em conjunto, podemos caminhar para a escola que desejamos.

rel4

SONHO | Uma escola em S. Luís que funciona como local de convergência da comunidade, onde as crianças que vêm de diferentes ambientes familiares convivem, partilham experiências, se influenciam mutuamente e crescem juntas. A escola como local flexível e aberto, respondendo às necessidades específicas das famílias desta comunidade. A escola como tecelagem dos interesses heterogéneos e possivelmente complementares dos grupos sociais que actualmente habitam São Luís. A escola contemporânea, consciente e integrante dos actuais desafios da sociedade portuguesa, europeia, global, no contexto territorial de Odemira.

rel7

PARCERIA | O projecto ESPAÇO ABERTO foi proposto por encarregados de educação e membros da comunidade de S. Luís, amadrinhado pelo GAIA Alentejo e financiado pelo Município de Odemira, numa parceria que inclui igualmente o Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes, a Junta de Freguesia de S. Luís, o movimento de cidadãos Transição São Luís e a comunidade de empreendedores João Sem Medo.

PROCESSO | Ao longo dos meses de Maio e Junho 2016, realizaram-se seis sessões de preparação dentro dos seguintes grupos da comunidade escolar: alunas e alunos (turma do 1º e 2º ano + turma do 3º e 4º ano), professora/es titulares e das AECS, pessoal não docente, entidades e encarregados de educação. Das sessões de preparação resultaram seis desenhos que ilustram os sonhos de cada um destes grupos. Os desenhos resultantes desta facilitação gráfica foram expostos nos eventos Espaço Aberto e MONTRAS 2016 – Mostra de Artistas e Artesãos de São Luís e serão doados ao Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes.

rel3d

ESPAÇO ABERTO | Dia 28 de Junho 2016 na EB1 São Luís aconteceu a jornada de debate que juntou a comunidade escolar, seguindo a metodologia do Espaço Aberto e com a facilitação de Alexandra Rentroia. Com mais de 40 participantes, o Espaço Aberto originou uma manhã de debates e uma tarde de concretização de propostas para a escola primária de São Luís. A pergunta em torno da qual orbitaram os trabalhos foi “Como queremos que seja a nossa escola no futuro?”

A facilitação foi apoiada por uma equipa de voluntárias, que fazem parte da Transição São Luís e da comunidade de empreendedores João Sem Medo. O almoço foi gentilmente oferecido pela Junta de Freguesia de São Luís.

A metodologia do Espaço Aberto – mais conhecida no termo inglês Open Space Technology ‐ permite criar “des‐conferências”, um novo formato de debate participado sobre temas de relevância para o grupo de participantes. Ao contrário da “conferência” tradicional, em que um conjunto de peritos debita o seu conhecimento para uma audiência, cuja perícia sobre o mesmo tema não é consultada, o Espaço Aberto tem por conteúdo exclusivo o conhecimento e interesse do público presente. Nesta metodologia, os participantes são envolvidos no desenhar do programa e implementam as sessões por si sugeridas. Para mais referências sobre a tecnologia Open Space sugerimos que consulte o seguinte link.

rel6

DOCUMENTOS |

Relatório do projecto ESPAÇO ABERTO (Setembro 16):  Espaço Aberto 2016 .pdf

Folha de sala e resumo das propostas resultantes (Agosto 16): Espaço Aberto nas MONTRAS .pdf

Reportagem do encontro da comunidade escolar (Junho 16): Espaço Aberto REPORTAGEM .pdf

Apresentação do projecto (Maio 16) |  16mai_EspaçoAberto_ii .pdf

CONTACTOS | espacoaberto.sluis@gmail.com

Sara Serrão | Encarregada de educação | sara.serrao@gmail.com

Ana Brazao | Psicóloga residente na comunidade de S. Luís | anacardosobrazao@gmail.com | 91 862 32 33

rel5d

PORMENORES | E se a escola de São Luís for assim…?

pormenor2_s

pormenor6_s

pormenor4_s

pormenor7_s

pormenor10_s

pormenor9_s

APOIOS |

MunicipioOdemiralogo-01ODM-sluisLOgo

Anúncios

Grupo de Acção e Intervenção Ambiental – ONG

%d bloggers like this: