Ana Mendes relata a sua formação SVE em Espanha

A Ana chegou à Galiza em Setembro 2017 para desenvolver o seu projecto de Serviço Voluntário Europeu (SVE) junto da Associação Amigos da Terra Galicia, por 10 meses. Escreve-nos agora desde Málaga acerca da sua experiência na Avaliação Intermédia, organizada pela Agência Nacional espanhola e que faz parte do ciclo de formação SVE.

“Estava ansiosa pelo momento de formação de avaliação intermédia na verdade… representava para mim um momento muito importante por saber que ia reencontrar amigos, pelas novas amizades que certamente iria fazer, um reencontro comigo mesma, de partilha de experiências, uma oportunidade de conhecer Málaga, Granada e Madrid… e sentia que precisava deste momento para parar…

Pois, e assim foi…

Cheguei a Málaga… e o que senti foi totalmente diferente da primeira formação … muito mais segura, mais presente, mais aberta… o ambiente que se criou nestes dias foi único e autêntico… senti maioritariamente unicidade, muito amor e um sentimento de gratidão invadia a cada instante…

Na verdade, regressei de coração cheio… porque este encontro me permitiu:

  • consolidar o meu processo de aprendizagem de forma criativa uma vez que me proporcionou reflectir sobre as minhas atitudes/sentimentos ao longo destes 5 meses, o que tenho recebido, o que tenho dado e o que estou disposta a fazer nos restantes 5 meses que me faltam para criar valor com a minha experiência, com recursos a jogos, desenhos… senti novamente a responsabilidade que tenho nas mãos em fazer acontecer … e um friozinho na barriga que nem vos conto!
  • “relembrar” que tenho o meu tempo de aprender, a minha forma de pensar, sentir e agir nos diferentes contextos a que sou exposta diariamente no meu projecto e na minha vida quotidiana, reconhecendo assim a minha individualidade através da partilha de experiência com os demais e consequentemente que eles também… emergindo um sentimento de respeito sem julgar! Um sentimento de igualdade perante tanta diversidade! Representa, abraçar-me e abraçar os demais! Ai e é tão bom!
  • Aprendi novas formas de resolver os conflitos, novas formas de pensar perante as adversidades… questões que fazem a diferença de facto para resolveres as situações… como por exemplo: é importante a situação? A pessoa em causa? O que eu penso? É importante defender a minha posição? Posso ceder? Eu quero relacionar-me com a pessoa?
  • Conhecer novos amigos, rever amigos, momentos de grande profundidade em que te entregas ao outro; momentos de muitos sorrisos e muita diversão;
  • Conhecer Madrid, Málaga e Granada sentindo cada um de forma distinta, vendo as magnificas paisagens, descobrindo diferentes formas de arte experimentando as diferentes culturas…

Um bem-haja a esta oportunidade por me permitir conhecer e tornar-me um ser humano melhor com um impacto positivo na minha vida e na sociedade!”

Ana Mendes, Fevereiro 2018

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s