Sara Quaranta | O meu SVE em Portugal!

sara

Olá! Já há muitos anos que sonhava visitar Portugal e a associação GAIA Alentejo, através do SVE, deu-me a possibilidade de transformar isso em realidade e ainda melhor: viver neste lugar magnífico por um ano! Agora que estou quase a acabar o meu SVE tenho de dizer que se tornou numa experiência de vida que mudou muito a minha interioridade, além de ser um crescimento cultural e profissional. Fui desde o início muito bem acolhida nesta pequena aldeia no meio do campo, uma realidade diferente daquela a que estava acostumada. Tive a possibilidade de ajudar a Transição São Luís no restauro de um espaço cultural chamado “o Lagar”, um projecto muito interessante que quer abrir-se à comunidade, com música e arte. Também uma outra actividade que me ligou à comunidade foi trabalhar no Centro de Dia com idosos, no inicio não foi fácil por causa da língua mas depois achei muito importante para o meu crescimento. Um dia por semana trabalhei na horta com a Carmen e o Sérgio e descobri a permacultura, um mundo realmente fascinante e os legumes… que delícia! No mês de Janeiro o meu projecto mudou, por várias razões. No início fiquei um bocado triste, mas depois ganhou uma forma mais pessoal e deu-me muita satisfação.

Comecei a trabalhar com a Patrícia, aprendendo a fazer cremes naturais, a conhecer as propriedades de algumas plantas e as flores invadiram totalmente os meus interesses. Descobri uma nova forma de cozinhar com plantas, que me apaixonou muito, assim nasceu o meu projecto pessoal: fazer um livrinho de culinária vegan e recolha de receitas com produtos locais, pintado e ilustrado por mim com ajuda de Patrícia. Foi uma ideia que surgiu na altura de um Almoço Selvagem feito com plantas colhidas no mato. A participação e o interesse das pessoas criou uma boa energia de colectividade e partilha. A ideia deste livrinho, ou fanzine, foi apoiar a ReCo (Grupo de consumo local) e a Transição São Luís, sendo vendido nos mercados. Deu-me uma grande satisfação poder exprimir uma mensagem de comida alternativa e fazer algo útil para incentivar esta associação. E esta mesma sensação encontrei em muitas outras ocasiões.

Fanzine

Participei no curso de Transição e em vários eventos da Reco e foram momentos muito bons de aprendizagem sobre as temáticas do ambiente, ecologia e sustentabilidade. As pessoas que fazem parte destes grupos são todas especiais, com uma visão da vida que me surpreendeu. Uma outra experiência que gostei muito foi a Festa das Sementes Livres, onde trabalhei com crianças a brincar com sementes e, na noite anterior, ajudei na preparação da comida excelente.

Sinto-me bem integrada na comunidade, consigo fazer coisas que em Itália nunca fiz, dormir em casa de pessoas e partilhar ideias para melhorar a própria vida e o futuro. Portugal para mim é mais do que um ano da minha vida, é um ano em que me senti a viver e cada dia a aprender. Por isso este é um lugar onde gostaria de morar um dia – já a partir de metade do projecto deixei de me sentir uma voluntária mas uma pessoa que mora aqui, porque se criaram relações muito boas com as pessoas daqui e senti poder confiar em muitas. Experiências como a transição interior, feita maioritariamente por mulheres, tocou muito uma parte de mim que não sabia ter, um lugar mais ligada à natureza, à lua, ao mar, encontrei-me a mim própria. Agora tenho mais consciência de mim, além de ser uma pessoa lunática e com a “cabeça nas núvens” sinto agora que sigo um caminho certo, quero continuar a explorar-me a mim própria, envolver a minha arte e… viver cada vez mais livre.

São Luís, Agosto 2016

Anúncios

Um pensamento em “Sara Quaranta | O meu SVE em Portugal!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s