Festa da Semente

semente2016

O GAIA Alentejo e a ReCo convidam todas as pessoas, de todas as idades e de todas as partes a juntarem-se para Celebrar a Semente!

O foco é trocarmos as nossas sementes e plantas de variedades livres, preparando-nos assim para as sementeiras da Primavera. É também uma óptima oportunidade para procurar saber mais e mais sobre a situação das sementes naquela que é a sociedade Portuguesa, Europeia e Mundial… Qual é a nossa Soberania Alimentar? Qual é a importância das sementes na preservação da floresta? Como voltar a semear variedades endémicas ou locais ? Como beneficiar das leguminosas nas plantações?

A proposta é que todas as pessoas venham com as suas sementes, e que cada pessoa traga também aquela que é a sua semente querida e a história para partilhar… no circuito “Qual a tua semente querida?”

Venham apoiar aquela que é a VI edição da Festa da Semente e vamos dar força às sementes, para que a Diversidade e a Soberania Alimentar tenham um futuro também aqui no Alentejo!

Programa:

9.30h- Troca de Sementes entre bancas. Este proposta foca sobre a troca para as pessoas das bancas terem tempo de troca,  não é limitativa  🙂

10h- Abertura do Mercado “Local e Pró-Activo”! :: todas as pessoas interessadas em montar a sua banca poderão fazê-lo na medida em que esta seja composta pelos os seus próprios produtos e levem uma mesa. Todas as pessoas estão convidadas a levar sementes para troca e as coloquem de forma visível nas suas bancas.

11h – Circuito “Qual a tua Semente Querida?” :: Uma visita guiada às bancas participantes onde vamos descobrir os diferentes projectos presentes e qual a semente que lhes é mais querida e porquê!

11.30h – Conta Conto “Era uma vez umas sementes…” :: Isabel “Artesã de estórias” apresenta um conto infantil sobre sementes.

12h – O Jogo do Valor :: Ideal para todas as idades, promete ser descontraído, arrojado, surpreendente!!! Criado pelo colectivo Terra da Abundância e dinamizado pela Patrícia Caldeira.

12.30h – Almoço Agro-ecológico :: Todos os ingredientes deste almoço serão de produtores locais, que nas suas práticas agrícolas respeitam e promovem a regeneração da natureza. Podem reservar as vossas refeições a partir de 25 de Janeiro para mimo@ecobytes.net assim que por telefone: 926341658 ou ainda 961275904, o custo de cada refeição é de 5 bolotas e serve para financiar este evento.

14h30 – Apresentação pela associação Eco Interventions sobre a floresta portuguesa.

16h00Concerto do Johny Pilgrim, música blues.

 

Data: 6 de Fevereiro de 2016 das 9h30 até 17h00

Local: Salão de Festas de S. Martinho das Amoreiras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s